Sensação da Euro, Islândia quase veio ao Brasil

Oslo, 15 de outubro de 2013 – jogando fora de casa, a seleção da Islândia empatava com a Noruega e garantia o 2º lugar do Grupo E das eliminatórias da Copa 2014. Com o resultado, os islandeses entravam na disputa pela vaga e enfrentariam a forte Croácia, para decidir quem viria ao Brasil.

islandia

No primeiro jogo contra os croatas, realizado na capital Reiquiavique, a Islândia conseguiu um heroico empate oxo e foi para a partida final, em Zagreb, em igualdade de placar com o adversário. No entanto, jogando em casa e com o apoio de sua torcida, a Croácia venceu por 2 x 0 e, meses depois, jogava contra o Brasil, em São Paulo, na partida de abertura do mundial.

Para os islandeses, ficou apenas um pensamento: que eles poderiam enfrentar qualquer time de igual para igual e conseguir uma classificação no futuro. E essa classificação veio 2 anos depois, quando venceram a Holanda e conseguiram a vaga na Euro 2016, iniciando uma campanha no torneio tão lendária quanto as famosas sagas da literatura nórdica.

A Copa de 2014 no Brasil foi uma das únicas na história que não contou com nenhum país do norte da Europa entre os classificados. Mas, embora tenha deixado a vaga escapar no último jogo das eliminatórias, a Islândia iniciou uma nova fase de seu futebol, quando este passou de mero coadjuvante para um ator expressivo na Europa.

E para 2018, a Rússia, que será a sede do mundial, parece bem perto!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: