Lusófonos no caminho de Serra Leoa

Até 2011 fora das cem primeiras posições do ranking da Fifa, a seleção de Serra Leoa viveu um período de ascenção no último ano, ocasionado principalmente pelo bom desempenho nas Eliminatórias para CAN 2012. Embora não tenha se classificado para a competição, o time do oeste da África enfrentou de igual para igual gigantes do continente como Egito e África do Sul,  subindo mais de 60 posições no ranking entre Dezembro de 2010 e Janeiro de 2012.

Após o empate oxo com os sulafricanos na última rodada do qualificatório continental, a seleção enfrentou Angola em um amistoso no começo deste ano, perdendo por 3 a 1. Mas a maior surpresa ainda estava por vir, a inesperada derrota por 2 a 1 para São Tomé e Príncipe, no primeiro jogo das Eliminatórias para CAN 2013. O jogo de volta acontece em 15 de Junho em Freetown, onde os insulares jogam pelo empate para se classificar.

No entanto, antes disso, os serraleoneses estreiam nas Eliminatórias da Copa 2014 contra outro time de língua portuguesa, Cabo Verde, que também vive um período de ascenção no continente.  As duas seleções medirão forças no dia 1 de Junho para ver quem larga na frente em um grupo equilibrado, com a também ascendente Guiné Equatorial e a tradicional Tunísia.

Qual dos 4 estarão no Brasil em 2014, só poderemos saber em Outubro de 2013, no final do qualificatório para o mundial. Mas, a julgar pelo recente retrospecto de Serra Leoa contra times lusófonos, a disputada inicial não será nada fácil.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: