Impressões do sorteio da Copa

Foi realizado ontem, no Rio de Janeiro, o sorteio dos grupos continentais das Eliminatórias para Copa 2014. Em um evento marcado pelo alto valor gasto na produção, protestos dos brasileiros e a monotonia da apresentação, os países da África, Ásia, Oceania, América do Norte e a tão aguardada Europa conheceram seus adversários no caminho para o Brasil. Dos 174 participantes do sorteio, somente 31 estarão por aqui em 2014.

África

Com uma fórmula de disputa que incluía uma peneira entre as 24 seleções mais fracas, a África abriu os procedimentos no Rio e deu o tom do que seria um sorteio sem grandes emoções e com uma matemática confusa para a maioria das pessoas. Confira neste link os principais confrontos.

Ásia

Em seguida, foi realizada a tiragem dos grupos da Ásia, mais simples, com apenas 20 seleções, onde o destaque foi o Grupo C, que terá Japão, Coréia do Norte, Uzbequistão e Síria disputando 2 vagas para a fase final das Eliminatórias.

América do Norte

A Concacaf, Confederação da América do Norte, Central e do Caribe, era a que possuía a fórmula mais complexa das Eliminatórias. Depois de uma etapa preliminar, que definiu os 30 participantes no sorteio, 24 seleções foram divididas em 6 grupos, onde os vencedores se juntarão às outras 6 seleções restantes para definir os classificados para a etapa final, que dará 3 vagas diretas para a Copa e uma na repescagem.

Oceania

Já a Oceania contava apenas com 8 participantes no sorteio, que foram divididos em 2 grupos. Destaque para o grupo B que terá o clássico regional Nova Zelândia x Fiji, além da emergente seleção das Ilhas Salomão e a inativa Papua-Nova Guiné, que não joga desde 2007.

Europa

Por fim, foi realizado o sorteio mais esperado da tarde, o dos grupos europeus, que terá alguns encontros interessantes, como Croácia x Sérvia e Escócia x País de Gales pelo Grupo A. Da mesma forma, Alemanha e Suécia se enfrentarão no Grupo C, que ainda tem Irlanda e Áustria.

Destaque também para o Grupo H, que terá Inglaterra, Polônia, Ucrânia e a forte seleção de Montenegro. Para fechar o evento com alguma surpresa, a última seleção puxada dos potes foi a campeã do mundo Espanha, que caiu no mesmo grupo da França, que ninguém queria pegar.

Fim do sorteio e 30 milhões de reais gastos do dinheiro público.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: