Sai Antilhas Holandesas entra Curaçao

O ranking de março de seleções da Fifa teve uma novidade que poucos notaram. Longe dos primeiros lugares, dominandos por europeus e sulamericanos, no 146º lugar da tabela a seleção das antilhas holandesas desapareceu da lista e deu lugar à de curaçao.

O motivo da mudança tem a ver com um plebiscito ocorrido no arquipélago em 10 de outubro de 2010, que decidiu pela dissolução deste território autônomo pertecente aos Países Baixos e a incorporação da maioria de suas ilhas como municipalidades holandesas. Apenas as ilhas de Curaçao e Sint Maarten votaram pela indepedência, tornando-se novos países.

Assim, Curaçao “herdou” o lugar da extinta seleção das Antilhas Holandesas como membro oficial da Fifa, estreiando no ranking na posição ocupada por ela na lista de Fevereiro. Os últimos jogos oficiais das Antilhas foram em Outubro de 2010, pelas eliminatórias da Copa do Caribe, um empate em 2 a 2 contra o Suriname e uma vitória de 3 a 0 sobre Aruba.

A ilha de Sint Marteen já realizava partidas como seleção independente desde os anos 90, sendo membro associado da Concacaf. Aruba, que se tornou independente da Holanda em 1986, filiou-se à Fifa dois anos depois. Curaçao ainda não tem partidas oficiais agendadas para este ano, mas provavelmente começará disputando as Eliminatórias para a Copa do Mundo 2014.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: